Activia (Danone) e a continuação da saga de problemas…

Fonte: pacatocidado.blogspot.com

 

Há tempo já vemos por aí (Folha on-line entre outros meios de comunicação) decisões da Anvisa sobre métodos que a Danone faz propaganda sobre esse seu “milagroso” produto: ACTIVIA…

Lemos também comentários, sem saber se são verdadeiros ou não, sobre onde conseguem-se esses famosos bacilos “DanRegularis – que nada mais são que Bifidobacterium animalis (isso mesmo, aquela bactéria encontrada no intestino de animais de grande porte, incluindo os HUMANOS…).

Porém, também há a versão de que essas são produzidas em laboratórios, não sendo retiradas das fezes, propriamente ditas…

Sem entrar no meio dessa discussão (uma vez que eu não consumo o tal Activia), vamos citar um problema ainda mais grave… A propagando por meio de uma Promoção: “Se o Activia não funcionar pra você, a Danone devolve o seu dinheiro”…

Rola um email por aí, onde comenta-se sobre os resultados do produto… Onde mostra que a promoção não foi feita para realmente mostrar que o produto funciona, e sim, para fazer com que o cliente se irrite ainda mais, caso caia na onda de testar o produto…

Então, vamos ao resumo da ópera:

Até hoje já vi de tudo um pouco quando o assunto é propaganda, das mais criativas (das cervejas), que nos fazem pensar: “pôxa, por que não tive essa idéia antes?”, até as maiores catástrofes do marketing (as de sabão em pó, por exemplo), mas até mesmo as piores tenho visto como boa idéia, que são mais ou menos criativas…

Essa mudança drástica de opinião se deu depois que vi a promoção mais ridícula da história da propaganda, a da Danone Activia, que em outras palavras e bem diretamente: promete fazer o cliente cagar em 15 dias…”. Já viu na tv?

É isso mesmo, por um lapso de burrice aguda, falta de criatividade da equipe de marketing e principalmente falta de inteligência e visão de foco do resultado final, até porque, quando estamos criando uma campanha, temos que ter em mente, como o objetivo, no caso o cliente final, como ele verá aquela propaganda, o que ele sentirá ao ler, ver, ouvir aquela oferta ou promoção, tudo depende desse momento para definir o sucesso ou fracasso de uma criação.

Desde a primeira vez que vi a promoção que promete fazer o cliente cagar em 15 dias ou a Danone devolve o seu dinheiro, fiquei tentando entender qual a idéia dos caras que cometeram esse desatino, até fiquei com vergonha de mim mesmo, mas juntei minha coragem e fui ver como era o regulamento, e lá diz que você tem que comer os 15 Activias e se não cagar, deve enviar os 15 rótulos mais uma carta explicando que não cagou (como provar não sei), que após isso eles vão mandar pra sua casa um formulário (que deve ter um monte de perguntas constrangedoras pra saber por que você come, come e não caga), e depois disso, você tem que enviar de novo o formulário para a Activia, aí sim eles vão depositar o valor dos 15 Activias que não cumpriram o que prometeram na sua conta e você, fica com o seguinte resultado:

– 15 dias comendo Activia sem cagar;

– Gastando dinheiro e tempo enviando a carta com os rótulos;

– 30 dias aguardando o formulário que a Activia deve enviar para sua casa;

– Perder um tempão preenchendo o formulário, contando porque você não cagou;

– Gastando novamente dinheiro e tempo enviando a carta com o tal formulário;

– 30 dias aguardando o dinheiro entrar novamente na sua conta;

– E durante todo este tempo, se você for do tipo sorte, ainda estará sem cagar.

A intenção é verdadeiramente uma forma de protestar contra as propagandas enganosas que usam de entrelinhas e regras absurdas para tentar ridiculamente enganar e ridicularizar o cliente. A Danone fez uma coisa tão idiota assim porque sabe que ninguém vai se dar ao trabalho para fazer todo o “processo legal” da promoção, além do que, se a Danone tem a capacidade de criar uma coisa tão retardada dessas, é provável que seja capaz de anunciar na TV e outros meios, os nomes dos clientes que não puderam cagar em 15 dias e ainda criar algum outro produto maluco tipo: ACTIVIA SHIT POWER…

Slogan: “Se você comeu Activia e não cagou em 15 dias, coma ACTIVIA SHIT POWER e cague no máximo em 3 dias, se não cagar, nos te daremos inteiramente grátis, 10 comprimidos de laxante “POWER SHIT!!!”. – IMPERDÍVEL!

 É galera, definitivamente, é forte, explícito, mas é a verdade! O cliente é muitas vezes ridicularizado por meio de promoções e propagandas e na maioria das vezes nem se dá conta!

Se o produto é bom ou não, se funciona ou não, fica a critério dos consumidores opinarem!

Se para a produção utilizam-se fezes humanas ou não, cabe a Vigilância Sanitária avaliar…

Mas agora sobre promoções falsetas ou de difícil acesso, cabe SIM é ao cliente se revoltar e colocar “a boca no trombone”…

 Por: Rutiely Tomaz – Tielim

Uma resposta

  1. Ótimo post… compartilho de TODOS os seus pensamentos em relação a essa ridícula ‘promoção’

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