Morre Osama Bin Laden em ataque americano em Islamabad (Capital do Paquistão)

Morre Osama Bin Laden em ataque americano. Fonte: marrapa.com

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um pronunciamento na noite de domingo (madrugada de segunda-feira em Brasília), anunciando oficialmente a morte do terrorista saudita Osama bin Laden, líder da Al-Qaeda. “A justiça foi feita”, anunciou. “Depois de um esforço muito grande, nós conseguimos”.

Minutos antes, a emissora de TV CNN havia anunciado a morte de bin Laden. Em pouco tempo, a notícia se espalhou pelos meios de comunicação de todo o mundo. Logo em seguida, os norte-americanos foram às ruas para celebrar a notícia. Centenas de pessoas foram à frente da Casa Branca, sede do governo norte-americano.

Durante o discurso, Obama destacou que a luta contra o terrorismo está longe de ser vencida. “A morte de bin Laden significa a maior vitória sobre a Al-Qaeda. Mas eles continuam espalhados pelo mundo”. Por fim, o presidente norte-americano destacou que os Estados Unidos não estão em guerra contra o Islã. “Os ataques da própria Al-Qaeda também mataram muçulmanos, em várias partes do mundo”.

Bin Laden foi capturado em uma mansão de Islamabad, no Paquistão. Desde o fatídico 11/9, o milionário de origem saudita, líder da rede terrorista Al-Qaeda e cujos rastros se perderam no sul do Afeganistão e na fronteira com o Paquistão, reaparecia episodicamente em gravações de áudio e vídeo ao longo dos anos. Alto, magro, sempre usando barba, Bin Laden nasceu em Riad. Filho de um magnata saudita da construção próximo da família real, utilizou sua fortuna para financiar o Jihad (guerra santa) contra os soviéticos e depois contra os americanos.

Um membro do braço iemenita da Al-Qaeda reconheceu nesta segunda-feira a morte de Osama Bin Laden, destacando que a mesma constitui uma “catástrofe” para a rede extremista. “Esta notícia é uma catástrofe para nós. A princípio, não acreditamos na informação, mas entramos em contato com nossos irmãos no Paquistão, que nos confirmaram”, declarou este membro da AQPA (Al-Qaeda na Península Arábica), entrevistado por telefone pela AFP. A fonte disse que os dirigentes da AQPA se reunirão no sul do Iêmen para divulgar um comunicado sobre o “futuro da jihad” (guerra santa).

Repercussão Mundial

O líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, teve “grave responsabilidade” na propagação da “divisão e do ódio entre os povos”, afirma em um comunicado o diretor de comunicação do Vaticano, o padre Federico Lombardi.

“Osama Bin Laden teve, como sabemos todos, uma grave responsabilidade na propagação da divisão e do ódio entre os povos, causando a morte de muitas pessoas e instrumentalizando a religião para alcançar este objetivo”, destacou Lombardi. “No entanto, diante da morte de um homem, um cristão nunca pode estar feliz”. “Um cristão deve refletir sobre as graves responsabilidades de cada um diante de Deus e dos homens. Deve esperar e comprometer-se para que cada acontecimento não se transforme em oportunidade para aumentar o ódio, e sim para reforçar a paz”, concluiu o porta-voz do Vaticano.

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, também comentou o acontecimento na manhã desta segunda-feira. Segundo ele, a morte de Osama Bin Laden é “um grande resultado na luta contra o mal”.

E não acabou… Agora, as ameaças…

O braço paquistanês do Talibã ameaçou retaliar a morte de Osama bin Laden com ataques a líderes locais, inclusive o presidente Asif Ali Zardari, ao Exército do Paquistão e aos EUA. “Atualmente no poder no Paquistão, o presidente Zardari e o Exército vão ser nossos primeiros alvos. A América vai ser nosso segundo alvo”, disse o porta-voz Ehsanullah Ehsan à agência Reuters, falando de um local não revelado.

O movimento fundamentalista islâmico do Talibã é aliado da rede terrorista da al-Qaeda, criada por Bin Laden.

E os E.U.A vão em peso para a rua para festejar… Será que a festa é mesmo necessária? Eu não acredito em momento algum que seja “o fim de uma guerra de 10 anos”! Tomara Deus que eu esteja enganado e que seja mesmo… PAZ é o que se pede, é o que se necessita!

Fontes: eBand e Globo.com
Por: Rutiely Tomaz – Tielim

Uma resposta

  1. Infelismente Bin Laden Filho de um Magnata usou sua Fortuna para Financiar a Guerra Santa e a Maudade pelo seu Pais e outros se fosse um bom menino poderia ser um Bom Presidente de seu Pais para que todos se orgulhasse do seu feito e não um terrorista sem escrupulo sem piedade com uma barba orivel e que em outra encarnação venha um ser humano melhor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: