Um pouco do Aquecimento Global

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todos nós ouvimos noticias diariamente sobre o aquecimento global, e não só ouvimos, como podemos observar claramente o desiquilíbrio natural das coisas. Estações climáticas fora do tempo, tempestades, alagamentos e até registro de furacão no oceano atlantico, fato que fora previsto como sendo impossivel de acontecer nos livros de ciências que estudamos antigamente.

Mas a ordem está alterada, e algumas nações estão realmente empenhadas em melhorar essa situação; outras porém pensando somente no lado financeiro acreditam que não “compensa”  sofrer por antecipação com algo que pode ou não acontecer em 40 anos.

Não sei, mas na minha opinião a gente devia repensar sim. Ontem, a professora Elaine Grava, nos trouxe como proposta para a aula de ciências ambientais, um documentário chamado ” uma verdade inconveniente – um aviso global”  onde o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas, disponível para baixar no link abaixo.

Realmente, é algo muito tocante, e que deveria conscientizar a cada um de nós, que habitamos esse planeta azul, rico e lindo que precisa ser resgatado urgentemente.

A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus, ciclones atingindo o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacoes causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos. 

Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e  monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.

O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global. 

Imaginem uma catástrofe, como a do Rio de janeiro com cerca de 900 mil mortos e milhares de desabrigados. Agora imaginem o alagamento de diversos paises, continentes como o Europeu e os países baixos em geral. Isso levaria a centena de milhôes de mortos. Seria o Apocalipse real.

O documentário dura cerca de 100 minutos que valem a pena, não deixem de assistir e de repensarem o nosso futuro e de nossos filhos.

Link pro documentário:

http://www.loucosporsoftwares.com/uma-verdade-inconveniente-dvdrip-xvid-dublado.html

por: Carol Estevam

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: