Sangue no esperma (hemospermia) – Não se desespere

Presença de sangue no ejaculado

Se, ao ejacular, seu esperma sair com sangue, não se assuste e não pense que pode ser câncer de próstata (é comum o ser-humano sempre pensar no pior). O problema, na maioria das vezes, não tem gravidade e é fácil de ser tratado. A hemospermia (nome dado à ocorrência de sangue no esperma) pode aparecer por várias razões. A mais comum delas é a pressão alta. Isso porque, com a hipertensão, os pequenos vasos das vesículas seminais acabam se rompendo.

As vesículas seminais são duas bolsas que estão presente no corpo dos homens, responsáveis pela produção do líquido seminal, que junto com os espermatozóides, dá origem ao sêmen, ejaculado durante o orgasmo.

“A hemospermia assusta o paciente, mas raramente ela está associada às doenças significativas”, diz o urologista Samuel Saiovici, do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos (zona sul de SP).

De acordo com ele, a presença de sangue no esperma normalmente dura poucos dias e está associada às doenças benignas do trato urinário ou mesmo algum trauma na região testicular. “A maioria dos homens que em algum momento da vida tiveram hemospermia acharam que estavam com câncer de próstata, mas este tipo de ocorrência é raríssima”, afirmou o urologista.

Segundo Saiovici, além da pressão alta, a hemospermia pode estar associada a problemas com pedras ou cistos na vesícula seminal ou no duto ejaculatório.

De acordo com o urologista, o esperma com sangue pode ter a coloração avermelhada ou marrom. A cor amarronzada ocorre quando há presença de sangue envelhecido no esperma do homem.

“A repercussão da hemospermia é enorme e o paciente vem quase chorando ao consultório”, afirmou Joaquim de Almeida Claro, do Hospital Estadual Brigadeiro (zona sul de SP). “Ela também pode estar relacionada à episódios de infecção da próstata ou até quando ocorre um longo período sem ejacular.”

Segundo o urologista, a infecção ou a inflamação na próstata (chamada de prostatite) é de fácil tratamento.

O médico afirma ainda que também é comum ocorrer a presença de sangue no esperma após a realização da biópsia de próstata.

Próstata
A próstata é uma glândula que produz um líquido que se junta à secreção da vesícula seminal para formar o sêmen. A próstata também tem a função de auxiliar no transporte dos espermatozoides, produzidos nos testículos.

“Embora assuste demais o paciente, a hemospermia é uma ocorrência sem importância séria, apesar da carga emocional que ela acaba causando”, diz Claro.

De acordo com Saiovici, o paciente deve procurar o médico se a presença de sangue no esperma se prolongar por várias semanas.

 

Por: Rutiely Tomaz – Tielim

Fonte: São Paulo AGORA

About these ads

4 Respostas

  1. bem,eu espelie uma pedra pela urina não senti dor e tenho quase serterza que foi da vesicula seminal.gostaria de ver assunto a esse fato.

  2. Saudações. Gostei muitíssimo da matéria. Explicada de forma simples e direta, foi capaz de elucidar uma ocorrência que, realmente, causa bastante preocupação para quem sofreu ou está sofrendo com a anomalia, com um enfoque mais tranquilizador e em bom astral, vamos assim dizer.
    Claro que qualquer ocorrência estranha deve de ser averiguada, contudo após algum problema podem ocorrer manifestações, mas que nem sempre acontecem e alguns médicos não preparam o paciente sobre a questão.
    Parabéns gostei muito.

  3. Muito boa postagem, parabens.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: